sábado, 2 de maio de 2009

Experimente o novo Ubuntu 9.04 sem complicações









Experimentar um sistema operacional diferente é tradicionalmente uma tarefa chata, demorada e que exige conhecimentos técnicos razoáveis para não estragar as coisas no computador. Uma opção popular é utilizar distribuições LiveCD, mas mesmos essas possuem uma série de limitações - principalmente ligadas a desempenho - que não permitem ter uma noção precisa de seu uso no dia-a-dia.

O Ubuntu 9.04 trouxe uma solução, semelhante às usadas pelo BeOS e Topologilinux, que instala o sistema em um único arquivo no mesmo disco rígido onde o Windows está instalado. Esse arquivo é utilizado como um disco rígido normal quando o sistema é iniciado, o que é feito pelo próprio menu de inicialização do Windows - o mesmo que aparece após um desligamento mal-sucedido do Windows - além disso, o sistema pode ser desinstalado pelo próprio Windows, procedimento muito mais fácil que quando se instala um sistema nos métodos tradicionais.

Instalação

O primeiro passo é cópiar o Ubuntu e gravá-lo em CD, e quando terminado o download use seu gravador de CD para queimar um disco - é importante ressaltar que não é para se gravar o arquivo ISO e sim seu conteúdo. Uma alternativa é solicitar o envio grátis de um disco para sua casa, serviço disponível em http://shipit.ubuntu.com/.

Com o disco do Ubuntu em mãos basta inseri-lo no drive e aguardar aparecer a seguinte tela:

Caso ela não apareça basta executar o arquivo Wubi.exe gravado no disco.

Para começar a instalação clique em Install inside Windows. Na tela seguinte defina as opções disponíveis - local de instalação, idioma e tamanho da instalação - não se esqueça de definir um nome de usuário e senha (que deve ser digitada e confirmada). É importante ter ao menos 4GB de espaço livre em disco para a instalação. Clique em Install para começar a cópia de arquivos.

O Wubi começará então a cópia de arquivos, que pode demorar alguns minutos conforme a velocidade de seu computador. Terminada a cópia é necessário reiniciar o computador, feche todos os programas em execução e clique em OK e depois reinicie o computador.

Ao reiniciar o computador aparecerá uma nova opção, Ubuntu, no gerenciador de inicialização do Windows, selecione-a e aguarde o carregamento e o término da instalação.

Terminada a instalação surge o Ubuntu!

A versão nova traz algumas mudanças interessantes como tempo de inicialização mais curto, uma nova tela de carregamento e login, novos temas para a área de trabalho, um sistema de desenho de fontes melhorado e novas versões dos aplicativos instalados.



0 comentários: